DERSA entrega embarcação totalmente modernizada
Atualizado em: 16/1/2014 Tamanho da Letra
Horário da Atualização: 10:4  
DERSA entrega embarcação totalmente modernizada à Travessia Santos/Guarujá

O FB-21, o primeiro dos oito ferry boats em reforma, foi modernizado e revitalizado para atender aos mais de 36 mil usuários da travessia


São Paulo, 16 de janeiro de 2014 - A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A entrega para a Travessia Santos/Guarujá a primeira das oito embarcações da frota que passam por reforma. O FB-21 foi totalmente reformado e modernizado para atender aos 36.537 usuários, entre veículos, motos e bicicletas, que utilizam diariamente o serviço. A embarcação, que retornou à travessia no início da Operação Verão 2013/2014, proporciona maior conforto e segurança, além do aumento da capacidade operacional do sistema. Outras três embarcações da Travessia Santos/ Guarujá (FB-05, FB-10 e FB-24), que também estão em reforma, têm previsão de retorno à operação até o final da temporada de verão.

O FB-21 passou por um processo de modernização total, com a transformação do casco para o tipo catamarã (duplo casco), o que garante uma navegação mais leve, econômica e segura. A substituição pelo duplo casco também possibilita navegação mais estável e suave, mesmo diante de condições de maré adversas. O sistema de propulsão também foi modernizado com a utilização de dois motores de 250 HP de potência cada, o que garante menor consumo de combustível e baixa emissão de gases, além de maior eficiência operacional.

A construção da superestrutura (casa de comando e abrigo de passageiros) em fibra, ao invés de aço, é mais uma inovação das Travessias. Nesta nova concepção, a parte sobre o convés ficou 60% mais leve, o que proporcionará menor prazo para a manutenção da embarcação, considerando tratar-se de material não corrosivo como o aço.

A revitalização e melhorias realizadas no FB-21, fruto do Programa de Modernização das Travessias, representam aos usuários um aperfeiçoamento das condições de transporte entre os dois municípios, proporcionando uma viagem mais confortável e segura.

Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas

O programa, iniciado em 2011 tem previsão de investimento de R$ 250 milhões pelo Governo do Estado até o final de 2014. O recurso está sendo utilizado para revitalização da frota, com a substituição de lanchas e ferry boats antigos por embarcações modernas e maiores e modernizar as existentes, trocar motores e equipamentos de navegação, adquirir sistemas informatizados de controle de tráfego, reformar e ampliar os atracadouros. Trata-se do maior investimento já realizado na história das travessias.

A execução do plano de modernização das Travessias Litorâneas visa proporcionar o aumento da capacidade operacional do sistema.
  imprimir   Envie para um amigo  
  imprimir   envie para um amigo